Este trabalho discute o assunto do livro, Cultura Livre de Lawrence Lessig. Alguns trechos importantes serão postados neste post. Também disponibilizaremos um link para o download do livro, caso queira se aprofundar mais no assunto.

   “[...] Entender tal batalha é algo extremamente difícil, pois, em seu fundamento, ambos os lados possuem razões para temerem. De um lado, os artistas e criadores temem perderem sua fonte de renda. Do outro, o público teme perder os seus direitos: direito de escolha, de opinião, de crítica, de livre acesso à informação, de livre pensar.[...]”

   “[...] Cultura Livre é sobre os problemas que a Internet provoca mesmo quando o modem está desligado. Ele é um argumento sobre as batalhas que agora surgem sobre como a vida online está fundamentalmente afetando “pessoas que não estão online”.[...]”

  “[...] Uma cultura livre apóia e protege os criadores e inovadores. Ela faz isso diretamente garantindo direitos sobre a propriedade intelectual. Mas ela o faz também indiretamente limitando o alcance de tais direitos, garantindo que os futuros criadores e inovadores mantenham-se o mais livre possível dos controles do passado. Uma cultura livre não é uma cultura sem propriedade, da mesma forma que um mercado livre não é um mercado aonde tudo é liberado.[...]” Trechos do livro, Cultura Livre de Lawrence Lessig.

   Sobre a Cultura Livre: A cultura livre é a visão da cultura promovida por um heterogêneo movimento social baseada na liberdade de distribuir, modificar trabalhos e obras criativas.

   Direitos Autorais: São as denominações utilizadas em referência ao rol de direitos aos autores de suas obras intelectuais que pode ser literárias, artísticas ou científicas.

   O símbolo do copyright "©" é usado para indicar que a obra preserva todos direitos do autor.
Contrafação é a cópia não autorizada de uma obra, total ou parcial. Toda a reprodução é uma cópia, e cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.
Lei 9.610/98 - Em 2010, o MinC realizou consulta pública para revisão da atual Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98) com o objetivo de harmonizar os direitos de artistas e criadores com o direito ao acesso à cultura e ao conhecimento, e adaptar as regras às tecnologias digitais.

   Legislação Brasileira: proíbe a cópia ou digitalização para uso educacional ou
científico (em um país onde o nível de renda da população é incompatível com o preço dos livros científicos); além de não contar com permissão para a reprodução e outros tipos de utilização das obras sem necessidade de autorização para atender pessoas com deficiências.


:DD:D:D:D


Comentem sobre o Blog